Home » Iporanga

 

Iporanga está localizada ao sul do Estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, divisa com o Paraná.

Cerca de 90% do município é composto por Unidades de Conservação (incluem os Parque Estaduais, Reservas Particulares e APA).

O Ecoturismo, Turismo de Aventura e Estudo do Meio tem se tornado a principal fonte de renda dos moradores.

Não é a toa que a cidade é conhecida como a Capital das Cavernas. Há registros de mais de 300 cavidades. Além das cachoeiras, trilhas e outros esportes.

A Observação de Aves ou Animais Silvestres sempre foi praticada de forma espontânea pelos visitantes da região, mas apenas à partir de 2011 que o destino começou a se destacar. Muitas das espécies passaram a ser fotografadas e publicadas na internet, em sites como o ‘Wikiaves’ e isso tem despertado o interesse de observadores de aves de todo o Brasil.

Recentemente duas belas espécies, o Socó Boi Escuro – Trigisoma fasciatum e; o Gavião de Penacho – Spizaetus ornatus foram registradas por mim (Júnior PETAR).

Hoje no município há apenas 03 observadores: Júnior Petar, Valdecir Simão e Beroaldo Sobrinho. (digo: que moram na cidade)

Não entra nessa lista as centenas de monitores ambientais que nasceram e conhecem tudo da mata. Alguns deles são chamados de ‘mateiros’. Pessoas que antes extraiam de forma clandestina os bens da natureza (caças, palmito juçara…) e hoje vivem do ecoturismo.

Em 2012 um grupo do CEO – Centro de Estudos Ornitológicos esteve em Iporanga e puderam registrar num intervalo de 03 dias cerca de 160 espécies. Veja a lista:

http://www.taxeus.com.br/lista.jsf?c=734 

Recomendo que confira também a lista de aves no site: Wikiaves Iporanga

Conhecer Iporanga, a sua história, cultura, esportes, as pessoas e a natureza com suas belas aves é um convite à todos aqueles que adoram as atividades outdoor.

Veja abaixo a localização de Iporanga – Google Maps:


Exibir mapa ampliado 

Para mais informações sobre Iporanga, acessem: http://www.petaronline.com.br/iporanga.htm